A Militia Sanctae Mariae em Portugal

A MSM encontra-se erecta canonicamente, na Capela de S. Geraldo da Sé Catedral bracarense, desde 26 de Outubro de 1975, por decreto de Sua Excelência Reverendíssima D. Francisco Maria da Silva, Arcebispo Primaz de Braga, e com o apoio incondicional do Cabido da época.

Por decisão do Mestre da MSM, na sequência da sua visita a Portugal, realizada entre 04 e 06 de Novembro de 2005, e atendendo ao número de membros existentes na Diocese de Viana do Castelo, foi criado o Preceptorado de Ponte de Lima, e nomeado o respectivo Preceptor, confirmado em 3 de Dezembro de 2006, por Provisão de Sua Excelência Reverendíssima D. José Augusto Pedreira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Integra membros professos, Servos e Servas de Nossa Senhora e um grupo orante significativo de elementos do Corpo de Apoio Espiritual.

Os membros portugueses encontram-se nas dioceses de Braga, Viana do Castelo, Porto, Leiria e Lisboa. Contam com dois Capelães.

Reúnem-se, como estipula a sua regra, mensalmente em Capitulo – reunião de oração e trabalho que se inicia com a leitura da regra e respectivo comentário e tem um ritual próprio.

Todos os anos, a 5 de Dezembro, dia da festa de S. Geraldo, a Capela é ornamentada com frutos (cf. Vida de S. Geraldo, à hora da morte).

Aqui deixamos uma fotografia da referida Capela, do dia 5 de Dezembro de 2005, vendo-se em primeiro plano, a bandeira da MSM, bem como a da cidade de Braga de que S. Geraldo é Padroeiro. Estas duas bandeiras aí permanecem o ano todo.

 

image

Quem somos?

A Militia Sanctae Mariae fundada em 1945, erecta canonicamente na Catedral de Chartres (França) na cripta de Nossa Senhora de Sob-Terra e noutras dioceses, nomeadamente em Braga (Portugal), por decreto de D. Francisco Maria da Silva.
A Militia Sanctae Mariae, Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Santa Maria, é uma associação católica de fieís. Ler mais...

Photo Gallery

more

Cantinho da oração